UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO: EDUCAÇÃO ESPECIAL (PARFOR)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
ORIENTADORAS: Célia Hoefelmann e Claudete Bonfanti
ACADÊMICA/S: Verônica Janete Paz dos Santos Kubiak
5º período – 2012 - I
ESCOLA COMUM E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O CAMINHO
•TEMA: Contribuição do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil: um olhar para a criança de 4 a 6 anos de idade
ESCOLA COMUM E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O CAMINHO
Objetivo geral do estágio:
Analisar o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil compreendendo o papel do professor de Educação Especial, visando possibilidades de intervenção para a superação das barreiras que limitam o pleno desenvolvimento da criança.
Contexto do Estágio
•Local:C.E.I. Profª Mauricélia André do Nascimento
•Período de realização – 02/04 á 11/04 e 21/05 á 18/06/2012
•Serviço: AEE e Educação Infantil
•Identificação do caso: GABRIELLI (fictício),4 ANOS
•Caracterização do caso: atraso na linguagem, atraso no desenvolvimento psicomotor e a hipertonia facial
•Organização do atendimento: diário, 2 vezes individual e 2 vezes por semana coletivo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
•ESTUDO DE CASO:
•OBSERVAÇÃO
•ENTREVISTAS (PAIS, PROFESSORA DO AEE,PROFESSORA DA JARDIMII)
•INTERVENÇÃO.
Proposição do caso
•Gabrielli uma criança com quatro anos, que frequenta o Jardim II e o Atendimento Educacional Especializado no C.E.I. mantido pelo Município de Itajaí, com diagnóstico datado de 2011com:
•Deficiência Múltipla: a tendo como comprometimento:
•atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, hipertonia facial, atraso na linguagem, hiperatividade e déficit de atenção.
•Tem atendimento no CEMESPI todas terças-feiras.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS*
“É através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de começar a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. A medida que a criança se desenvolve e cresce, seu sistema sensorial, incluindo a audição e a visão, se tornam mais apurados e refinados e, desta forma ela alcança um nível lingüístico e cognitivo mais elevado para falar ...” ( MARQUES).
O AEE, um serviço da Educação Especial que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
Clarificação do caso
•REALIZAR A DISCRIMINAÇÃO VISUAL E A RELAÇÃO ENTRE AS PARTES PARA FORMAR UM TODO.
•IDENTIFICAR QUANTIDADES COM OBJETOS DO COTIDIANO DA ESCOLA.
•AMPLIAR CONCEITOS BÁSICOS.
•DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
•DESENVOLVER LINGUAGEM
•AMPLIAR AUTONOMIA.
Considerações sobre o Estágio
Foram realizadas dez dias de intervenção com a criança, onde a mesma demonstrou através dos trabalhos realizados ter conseguido superar parte das suas dificuldades, a criança precisa de suporte pedagógico, psicológico e acompanhamento do AEE (Atendimento educacional especializado)
Com a família foram realizadas algumas orientações podendo assim auxiliar nas atividades para desenvolver habilidades intelectuais no aprendizado escolar, ajudando-os encontrar a melhor método para estimular suas potencialidades de uma forma prazerosa para o seu desenvolvimento.
A importância do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil quando a professora de educação infantil e do AEE acreditam e com objetivos comuns acreditam no desenvolvimentos das crianças e como é importante e de grande valia quando o corpo docente caminha em rumo de um mesmo objetivo e seus objetivos estejam visando o desenvolvimento das habilidades intelectuais no aprendizado escolar, ajudando-os encontrar o melhor método para estimular seu interesse e uma forma prazerosa para o seu desenvolvimento.
Dicas
•Tempo de apresentação 15 minutos.
•O tamanho da letra no slides não pode ser menor que 20.
•Os título podem ter tamanho 36.
•Dividir falas e slides pelo tempo disponível
•A participação oral deve envolver a dupla.
REFERÊNCIAS
•Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. II. Universidade Federal do Ceará. III. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar.
•Marques, Ana Paula C. Fonoaudióloga Especialista em Motricidade Oral Reabilitação P.A.C,CRFª 6611 - SP
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